CLUBE DO BOLINHA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motor CHT 1.6

Ir para baixo

Motor CHT 1.6 Empty Motor CHT 1.6

Mensagem por Makiyama Sex Jan 30, 2015 11:50 pm

Boa noite galera, beleza?

Sou novo aqui no fórum e vim compartilhar com vocês, algo que precisei muito e não obtive muitas informacoes no mesmo lugar, consegui juntar alguma coisa aqui, outra ali, e resolvi juntar tudo e descrever o que eu fiz.

Bom sou proprietário de um gol bolinha 96 com humilde motor CHT 1.0 injecao monoponto, tenho o carro a cerca de 3 anos e nunca tive problemas com ele, porem depois de um tempo o fraco motor começou a fumar, foi ai que tive a ideia de transforma-lo em 1.6, fui atraz de mecanicos, e pessoas intendidas do assunto, e todas me falavam a mesma coisa, da pra fazer o motor, mais nunca vai ficar bom com essa injecao, ou coloca uma programavel ou coloca um carburador, e isso desanima pois voce faz um motor sabendo que ele pode nao ficar bom, e gastar dinheiro a toa. Bom teimoso que sou decidi comprar as pecas e fazer o motor do pobre golzinho  Very Happy  Very Happy  Very Happy .

Foram comprados.

-Kit pistão Mahle com camisas anéis e juntas
-Kit distribuição Mahle
-Bomba de água Magneti Marelli
-Bomba de óleo Schadek
-Virabrequim e bielas 1.6
-Cabeçote 1.6
-Comando 1.6
-Velas Bosch
-Rotor Bosch
-Cabos  de velas Bosch
-Tampa distribuidor Bosch
-Embreagem Sachs
-Bronzinas de biela e mancal Mahle
-Filtros
-Óleo


A parte da injecao ou carburador deixei por ultimo pois ainda nao sabia o que fazer.

Desmontei o motor, mandei o vira e bielas para a retifica e o rapaz ainda deu um banho quimico no bloco.

Trouxe as pecas pra casa e comecamos a montar a crianca, depois de montado o motor, colocamos ele no lugar, conexoes de mangueiras oleo e td mais.

Entao partimos para o que ainda estava na indecisao, a parte da alimentacao do motor, como faremos com esse problema?

Decidi entao tentar ajustar a injecao, primeiro colocamos a TBI da mesma forma que a tiramos, apenas fiz a descarbonizacao e limpeza da mesma, e pra minha surpresa o motor pega logo de primeira, entao deixamos ele ligado por uns 20 min sem acelerar, apenas para as pecas se ajustarem melhor nos seus devidos lugares. Feito isso comecamos os testes, e logo notamos que dava uma falta tremenda de gasolina, tentamos aumentar a precao da bomba e nao havia melhora, entao comprei um bico de 1.6, no caso do motor AP, colocamos o bico, ajustamos a pressao para 1.2BAR e o motor virou uma maquina, apos poucos dias de uso notei que quando estava em marcha lenta, o motor tremia muito, levei no mecanico e ele disse que era excesso de combustivel, entao reduzimos a pressao para 1bar, e acabou o problema.

Hoje faz 1 mes que fiz esse motor, mudando todo o miolo do motor, apenas foi usado o mesmo bloco, e o cambio do 1.0. ainda nao testei a velocidade final do carro, pois estou esperando fazer 1000 km para fazer a primeira troca de oleo, e ai sim poder amaciar a crianca do jeito que ela merece.

A principio posso dizer que o carro ficou 60% mais potente, utilizando o cambio do 1.0 consigo ter respostas muito rapidas, sem forcar o motor, o cambio e meio curto entao nao recomendo deixa-lo se o dono for de pegar muitas rodovias, pois o consumo ficara meio alto, mais na cidade nao tem pra ninguem, estou conseguindo fazer por volta de 12~13km/l na verdade a mesma media de quando ele era 1.0, porem com um motor muito mais forte.

So resumindo, espero que eu possa estar ajudando aos donos de gol equipados com motor CHT 1.0, que assim como eu ama o carro que tem, se tiver que fazer o motor, faca ele 1.6 ou pelo menos 1.2, so terao vantagem nessa transformacao, financeiramente o valor gasto e praticamente o mesmo, pois as pecas sao as mesmas, mudando apenas o kit de pistao, e na parte da injecao, e somente colocar o bico injetor do motor AP 1.6 que e VERDE ou PRETO, e ajustar a pressao da bomba para 1 BAR, fazendo isso e para o motor ficar 100% e sem dores de cabeca.

Pessoal e isso, forte abraco e qualquer duvida estou aqui para ajudar. cheers cheers cheers

até

Makiyama

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos