(Tutorial) Retrovisor elétrico original Gol G2
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(Tutorial) Retrovisor elétrico original Gol G2
Nunca tive a intenção de instalar retrovisor elétrico no meu Gol, pois nunca vi necessidade e nem extrema importância. Até que um dia procurando por peças na internet e especificamente a moldura do difusor de ar do lado esquerdo, pois a minha estava com uma das travas quebradas, me deparo com uma moldura à venda já com o botão do retrovisor elétrico pela bagatela de 50 reais. Não pensei duas vezes e comprei a peça, Intacta!
Pois bem começava mais uma aventura, a de montar o retrovisor elétrico no Gol Bola.
Pesquisando na internet não achei nada relacionado, nem tutorial, nem esquema elétrico, nem plug do chicote, nem chicote pronto no mercado livre, nem vídeo no You Tube. FERROUUU !!!
O jeito foi buscar informações através de tutorias de outros modelos de carro e apelar para o velho e bom modo de tentativa e erro.
Por isso resolvi compartilhar o conhecimento adquirido e ajudar a quem deseja instalar esse opcional no seu Bola.
Segue esquema elétrico abaixo, bem simples por sinal.
Os retrovisores comprei os originais elétricos da Metalgal, tbm existe a possibilidade de adaptar os motores no retrovisor comum, e até mesmo o com “Tilt Down”, o que não saberei explicar, mais que se encontra a montagem facilmente pela internet, porem o esquema elétrico é outro do que vos apresento aqui.
São necessárias 7 cores de fios diferentes, para não se atrapalhar (no caso os que utilizei, não precisa ser exatamente essas cores)
- marrom e vermelho (aprx. 1metro e 35 cm)
Para lado do motorista 3 fios - verde, azul e amarelo (aprox. 1 metro e 80cm de cada)
Para lado do carona 3 fios - preto, verde escuro e mais um amarelo (aprox. 2 metros e 90cm de cada)
Atras do botão de comando original existe uma numeração de 1 a 7, respectivamente cada um com um conector, e cada um representando uma função do botão.
O botão pode ser achado facilmente a venda na internet, e saiu em vários modelos de carro da década de 90 (santana, logus, apollo, pointer) inclusive de outras montadoras, como por exemplo da Ford.
O plug principal é meio curioso, pois não achei em lugar nenhum da internet como sendo o plug do botão original do gol bola, e sim como “Plug 8 vias para retrovisor da linha Ford”. Nem mesmo os vendedores (e olha que perguntei para vários) sabiam dizer se daria certo nos botões da linha VW ou não, o jeito foi testar, comprei e deu certo, como uma luva !!
O plug que se conecta ao retrovisor já é mais fácil de ser encontrado no Mercado Livre, como plug do retrovisor elétrico ou trava elétrica do Gol Bola, são 3 vias para cada lado
Segue numeração do botão e suas respectivas funções:
1- lado esquerdo (ligar ao fio todo roxo do retrovisor )
2- lado direito (ligar ao fio roxo e verde do retrovisor )
3- Dois fios, um para o retrovisor esquerdo e um para o direito (ligar ao fio roxo e branco de ambos retrovisores)
4-Negativo (ligar em um terra do carro)
5- lado direito (ligar ao fio todo roxo do retrovisor)
6- Positivo (ligar a um pós-chave)
7- lado esquerdo (ligar ao fio roxo e verde do retrovisor)
Sugiro que antes da instalação no carro teste em uma bancada (12v) ou na bateria do carro
É isso, agora é só instalar no carro.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição para responder caso eu saiba
Agradecimentos ao grupo de whatsap G2 Family
Obs: os retrovisores elétricos do Gol G3 e G4 servem perfeitamente no Gol Bola, apenas tenha cuidado para que seja o mesmo número de portas do seu carro, pois existe diferença entre o de 2 e o de 4 portas.
Imagens abaixo:
Pois bem começava mais uma aventura, a de montar o retrovisor elétrico no Gol Bola.
Pesquisando na internet não achei nada relacionado, nem tutorial, nem esquema elétrico, nem plug do chicote, nem chicote pronto no mercado livre, nem vídeo no You Tube. FERROUUU !!!
O jeito foi buscar informações através de tutorias de outros modelos de carro e apelar para o velho e bom modo de tentativa e erro.
Por isso resolvi compartilhar o conhecimento adquirido e ajudar a quem deseja instalar esse opcional no seu Bola.
Segue esquema elétrico abaixo, bem simples por sinal.
Os retrovisores comprei os originais elétricos da Metalgal, tbm existe a possibilidade de adaptar os motores no retrovisor comum, e até mesmo o com “Tilt Down”, o que não saberei explicar, mais que se encontra a montagem facilmente pela internet, porem o esquema elétrico é outro do que vos apresento aqui.
São necessárias 7 cores de fios diferentes, para não se atrapalhar (no caso os que utilizei, não precisa ser exatamente essas cores)
- marrom e vermelho (aprx. 1metro e 35 cm)
Para lado do motorista 3 fios - verde, azul e amarelo (aprox. 1 metro e 80cm de cada)
Para lado do carona 3 fios - preto, verde escuro e mais um amarelo (aprox. 2 metros e 90cm de cada)
Atras do botão de comando original existe uma numeração de 1 a 7, respectivamente cada um com um conector, e cada um representando uma função do botão.
O botão pode ser achado facilmente a venda na internet, e saiu em vários modelos de carro da década de 90 (santana, logus, apollo, pointer) inclusive de outras montadoras, como por exemplo da Ford.
O plug principal é meio curioso, pois não achei em lugar nenhum da internet como sendo o plug do botão original do gol bola, e sim como “Plug 8 vias para retrovisor da linha Ford”. Nem mesmo os vendedores (e olha que perguntei para vários) sabiam dizer se daria certo nos botões da linha VW ou não, o jeito foi testar, comprei e deu certo, como uma luva !!
O plug que se conecta ao retrovisor já é mais fácil de ser encontrado no Mercado Livre, como plug do retrovisor elétrico ou trava elétrica do Gol Bola, são 3 vias para cada lado
Segue numeração do botão e suas respectivas funções:
1- lado esquerdo (ligar ao fio todo roxo do retrovisor )
2- lado direito (ligar ao fio roxo e verde do retrovisor )
3- Dois fios, um para o retrovisor esquerdo e um para o direito (ligar ao fio roxo e branco de ambos retrovisores)
4-Negativo (ligar em um terra do carro)
5- lado direito (ligar ao fio todo roxo do retrovisor)
6- Positivo (ligar a um pós-chave)
7- lado esquerdo (ligar ao fio roxo e verde do retrovisor)
Sugiro que antes da instalação no carro teste em uma bancada (12v) ou na bateria do carro
É isso, agora é só instalar no carro.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição para responder caso eu saiba
Agradecimentos ao grupo de whatsap G2 Family
Obs: os retrovisores elétricos do Gol G3 e G4 servem perfeitamente no Gol Bola, apenas tenha cuidado para que seja o mesmo número de portas do seu carro, pois existe diferença entre o de 2 e o de 4 portas.
Imagens abaixo:
Re: (Tutorial) Retrovisor elétrico original Gol G2
Lincoln Rossi escreveu:" />
Irmão, arrebentou! Parabéns! Extremamente detalhado! Parabéns mesmo! Faltou só um videozinho dele funcionando..
Re: (Tutorial) Retrovisor elétrico original Gol G2
Urso_Polar escreveu:Lincoln Rossi escreveu:" />
Irmão, arrebentou! Parabéns! Extremamente detalhado! Parabéns mesmo! Faltou só um videozinho dele funcionando..
Valew mesmo irmao, assim que estiver no carro faço o video sim, por enquanto esta tudo funcionando mais fora dele hehe nois sempre
#G2Family
Re: (Tutorial) Retrovisor elétrico original Gol G2
Amigo, muito bom seu tutorial. Você saberia me dizer onde eu consigo comprar essa peça inteira do difusor de ar com o botão dos vidros elétricos modelo 97 em diante? estou precisando
Gabriel Henchen- Mensagens : 29
Data de inscrição : 24/04/2016
Re: (Tutorial) Retrovisor elétrico original Gol G2
amigo aconcelho garimpar desmanches
tem esses dois no ML mais estão bem caros, é muito raro de achar infelizmente
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712170242-moldura-do-retrovisor-eletrico-gol-g2-bola-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753878398-moldura-chave-farol-retrovisor-gol-parati-saveiro-g2-bola-_JM
tem esses dois no ML mais estão bem caros, é muito raro de achar infelizmente
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712170242-moldura-do-retrovisor-eletrico-gol-g2-bola-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753878398-moldura-chave-farol-retrovisor-gol-parati-saveiro-g2-bola-_JM
Re: (Tutorial) Retrovisor elétrico original Gol G2
Realmente é uma relíquia pelo que eu percebi. Depois de muito procurar no MercadoLivre encontrei um usado em bom estado por 50 reais, sem difusor e sem botão, mas eu só precisava da moldura mesmo. De qualquer forma, obrigado!
Gabriel Henchen- Mensagens : 29
Data de inscrição : 24/04/2016
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